Submissões

Encontro CTDI > Submissões
XV Encontro de CTDI

Chamada de Artigos

Em 2015, durante a 70.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nascia a Agenda 2030, assinada pelos chefes de estado e de governo dos 193 Estados-Membros da ONU, durante a Cimeira das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Desta Agenda fazem parte os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na Agenda 2030 da ONU, o acesso à informação foi reconhecido como uma meta no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16:Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, fornecer acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis: «Objetivo 16.10: Garantir o acesso das pessoas à informação e proteger as liberdades fundamentais, de acordo com a legislação nacional e acordos internacionais.»

Sendo a Ciência da Informação uma área que estuda, gere e organiza meios de disseminação e uso da informação, é essencial e insubstituível na causa da sustentabilidade, devendo contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de uma sociedade sustentável. A falta de informação de qualidade pode ter efeitos desastrosos seja por incapacidade de antecipar os problemas, de os compreender, de os resolver ou de os resolver.

O evento, que irá decorrer online, via Zoom, cujo link anunciaremos em breve, pretende proporcionar um espaço de partilha e divulgação de investigação desenvolvida nesta área temática.

Assim, convidamos à submissão de propostas de artigos/comunicações e pósteres para os endereços de email: 

XV Encontro de CTDI

Datas Importantes

  • Submissão: full paper / short paper / póster 9 de dezembro
  • Notificação de aceitação: 11 de dezembro
  • Submissão final (Camera-ready): até 14 dezembro
23:59 – fuso horário Lisboa
XV Encontro de CTDI

Tipos de Participação

  • Apresentação Oral (remotamente).
  • Póster (presencialmente).
XV Encontro de CTDI

Idiomas Aceites

Serão aceites artigos, comunicações e pósteres em português e inglês.

XV Encontro de CTDI

Regras para Autores

Orientações de submissão para as modalidades oral e póster

Submissão final do artigo:

  • O prazo para submissão do texto completo (artigo final) é 9 de dezembro de 2021.
  • Todos os textos completos devem ser apresentados em português e inglês.
  • As abreviaturas devem ser definidas na primeira vez em que aparecem no texto – exemplo: IES (instituições de ensino superior), antes de ser usada apenas como abreviatura. De notar que não pode definir ou usar abreviaturas no título.
  • Evite o uso de fórmulas complexas.
  • Tabelas, gráficos e imagens não podem ser incluídos nos resumos e serão excluídos
  • Os resumos não podem exceder os 3500 caracteres, incluindo espaços, nem ter menos de 900 caracteres, incluindo espaços.
  • Os autores devem indicar sua preferência de apresentação: oral ou póster.
  • Depois de se registar como autor, receberá uma confirmação por e-mail com seu login e senha.
  • Os autores receberão os seus códigos de acesso e senha pessoais por email, por forma a gerir e editar os seus textos.
  • Após registar o texto completo, irá receber um e-mail com seu ID de texto.
  • Se houver algum problema durante o processo de submissão ou não receber confirmação por e-mail, entre em contacto com o responsável por este procedimento, Professor Doutor José Agostinho Pinto, para o seguinte e-mail: apinto@iscap.ipp.pt.
  • Se desejar fazer alguma correção a um texto já enviado ou se desejar enviar outros textos, use os seus códigos de acesso pessoais. As alterações aos textos só podem ser feitas até à data limite de submissão dos mesmos: 9 de dezembro de 2021.
  • A notificação de aceitação / rejeição dos textos submetidos será enviada por email até 11 de dezembro de 2021.
  • A extensão do artigo deve ser entre as 5 e as 10 páginas (incluindo referências bibliográficas). O modelo do documento final está disponível na secção de modelos.
  • O artigo deve conter a descrição do seu estudo e deve ser estruturado em diferentes secções, tais como: Resumo, Introdução, Metodologia, Resultados, Conclusões e Referências.
  • As citações e referências devem respeitar o estilo mencionado em Bibliografia e o Estilo de citação.
  • As contribuições só serão publicadas nas atas do XV Encontro de CTDI se pelo menos um dos autores do artigo estiver registado antes de 9 de dezembro de 2021. (incluído)

Instruções para as apresentações orais

  • São aceites apresentações à distância, em português e inglês.
  • Cada apresentação é de 15 minutos. Recomendamos dedicar 12 minutos para a apresentação e 3 minutos para discussão.
  • Os seguintes pontos devem ser levados em consideração ao preparar sua apresentação oral:
  • Certifique-se que está disponível pelo menos 30 minutos antes da sessão começar (no dia da conferência).
  • O equipamento disponível será um PC, projetor e microfone.
  • O software recomendado é PowerPoint.
  • Os oradores devem proceder ao upload da sua apresentação para a sessão no PC, 15 minutos antes do início da sessão.
  • Todos os autores serão apresentados ao público pelo moderador da sessão.

Instruções para as apresentações de pósteres

  • Todos os pósteres devem ser escritos e apresentados em português e inglês, os idiomas aceites para este evento.
  • A sessão de póster oferecerá uma oportunidade para os autores exibirem os resultados e as conclusões dos seus trabalhos.
  • Os pósteres serão identificados no programa do evento.
  • Os autores devem apresentar durante 10 minutos, o seu póster durante a sessão por forma a responderem a quaisquer perguntas do público.
  • Por favor, assegure-se de estar disponível 15 minutos antes do início da sessão do póster.

Dimensões e formato:

Bibliografia e estilo de citação:
APA 6ª ed.

XV Encontro de CTDI

Modelos / Templates

XV Encontro de CTDI

Patrocinadores